sábado, 7 de abril de 2012

A História do Bonde 84

Bonde 84 em foto oficial.
Continuando a história sobre os Bondes de Santos, que começou com a do bonde nº 38 (Parte I e Parte II), vou falar agora sobre o bonde nº 84, atualmente nº 32, símbolo da reativação dos bondes em Santos. A CSIC (City of Santos Improvements Company) eletrificou as primeiras linhas de bonde e inaugurou o serviço em 1909. Desde o começo a City, como era conhecida a empresa, comprava os veículos da Hurst Nelson, empresa escocesa, fabricante de material ferroviário. Entre outros, adquiriu bondes para passageiros, carga, manutenção e lavagem das ruas, além de material de manutenção, motores, truques e etc.. No total foram 48 bondes, encomendados entre 1909 e 1915. 
Continuing the story of the Santos trams, which began with the tram No. 38 (Part I and Part II), I will now talk about the tram No. 84, currently number 32, symbol of the revival of the tramway in Santos. The CSIC (City of Santos Improvements Company) electrified tram lines and launched the service in 1909. Since the beginning of the City, as the company was known, bought vehicles of Hurst Nelson, a Scottish company, manufacturer of railroad equipment. Among others, acquired trams for passengers, cargo, maintenance and cleaning of streets, and maintenance equipment, enginestricks, etc. .. A total of 48 trams, commissioned between 1909 and 1915.
O então bonde nº 42 fez parte do último lote adquirido pela CSIC da Hurst Nelson. Após a implantação do novo sistema de numeração, onde bondes de passageiros ficariam com números pares e os outros (incluindo reboques) com números ímpares, ganhou então o número 84.
The then tram No. 42 was part of the last batch of Hurst Nelson trams acquired by CSIC. After the implementation of the new numbering system, where passenger trams would be with even numbers, and others (including trailers) with odd numbers, he then won the number 84.
Bondes abertos na avenida da praia, em Santos.
Sua pintura foi verde oliva com faixas e números brancos até 1951, quando a City deixou de operar os bondes em Santos, serviço que passou a ser feito pela Companhia Municipal de Transportes Coletivos - CMTC. A partir de 1956, a companhia começa a reformar alguns bondes, transformando os veículos abertos em fechados, e também começa a desativar algumas linhas de bonde. Nos anos 60, os bondes fechados ganham a mesma pintura dos trólebus, prata e vermelho, mas os abertos continuam com a pintura verde. O bonde 84 operou na linha 39, última linha a operar com bondes abertos, e foi desativado em 1968, junto com alguns outros restantes. Foi então, doado a prefeitura de Santos, que o colocou em exposição no Orquidário Muncipal:
His painting scheme was olive green with white stripes and numbers until 1951, when the City stopped operating trams in Santos, a service that is now done by the Municipal Collective Transport Company - CMTC. Since 1956, the company begins to reform some trams, vehicles turning into open closed, and also begins to turn off some tram lines. In 60 years, closed the trams make a painting of the same of trolleybuses, silver and redbut still open with the green paint. The tram nº 84 operated in line 39, last line to operate with open trams, and was deactivated in 1968, along with some others remaining. It wasthen donated to the city of Santos, who put on display at the Municipal Orchid:
O nº 84 no Orquidário.
Em 1999, foi iniciada as obras para reativação dos bondes em Santos, construindo um percurso de 1,5 km pelo Centro Histórico. A prefeitura possuia ainda 4 bondes originais do sistema: O nº 1 e nº 42, guardados na garagem da CSTC (sucessora da CMTC); o nº 46, em exposição na praia e o nº 84 no Orquidário. Ficou decido então que primeiramente seriam restaurados o nº 84 e o reboque nº 1, e depois o nº 42. O nº 46 não seria restaurado, pois emprestou seu motor ao nº84, que seria mais preferido entre os turistas por ser aberto. Em 23 de Setembro de 2000, a linha turística era inaugurada, com o bonde nº 84, agora renumerado para nº 32, número que mantém até hoje. Ficou em operação até 2011, quando foi retirado para nova restauração.
In 1999 began the works for reactivation of the tramway in Santos, building a 1.5 km route through the Historic Centre. The city has owned four of the original tramway system: The No. 1 and No. 42, kept in the garage of CSTC (successor of CMTC), No. 46, on display at the beach and No. 84 in the Orchid. It was decided then that would be restored first no. 84 and trailer No. 1, and then No. 42. No. 46 would not be restored because it lent its engine at No. 84, which would be most preferred among the tourists because it is open. On September 23, 2000, the tourist line was inaugurated,with the tram No. 84, now renumbered to No. 32, a number that continues today. He stayed in operation until 2011, when it was removed to new restoration.
O bonde nº 32 atualmente.
E assim ele é um dos sobreviventes...
And so it is one of the survivors ...

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