domingo, 29 de julho de 2012

12 Anos do Acidente de Perus

Foto do acidente.
Ontem fizeram exatamente 12 anos do acidente ferroviário de Perus, o pior da história da CPTM e um dos piores do Brasil, ocasionado pela colisão de duas composições na estação ferroviária de Perus, em São Paulo, no dia 28 de julho de 2000.
Yesterday did just 12 years the Perus rail accident, the worst in the history of CPTM and one of the worst in Brazil, caused by the collision of two compositions in the station of Perus in São Paulo, on July 28, 2000.

Cronologia/Chrnology

19:15 - Queda de energia na então linha A da CPTM, entre Perus e Jaraguá. A circulação dos trens passa a ser entre Perus/Francisco Morato e Pirituba/Brás. Nesse mesmo instante a composição 1103/1118 estaciona em Perus, devido a falta de energia.
A composição 1727/1740, que estava parada em Jaraguá pelo mesmo motivo, é evacuada, freada com freio de serviço, de estacionamento e calçada por maquinista e auxiliar;
21:15 - O trem 1727/1740 sofre pane nos três sistemas de freio. O maquinista principal, Oswaldo Pieruti, depois de ter avisado o Centro de Controle Operacional (CCO) da CPTM desce da composição para tentar detê-la, colocando nos trilhos travas de madeira, sem sucesso. Somente Selmo Quintal, maquinista em treinamento fica no trem;
21:16 - Um minuto depois do CCO ter sido avisado, tentam contato com a composição 1103/1118 em Perus, sem sucesso. O maquinista do 1727/1740 também não consegue avisar o 1103/1118. 
Desgovernada, a 1727/1740 rompe a rede elétrica.
21:18 - CCO por meio da descarrilhadeira tenta tirar dos trilhos o 1727/1740, também sem sucesso.
21:19 - O trem 1103/1118 tenta partir, mas não consegue porque suas portas não fechavam.
21:20 - A composição 1727/1740, a 70km/h, atinge a traseira da 1103/1118, ocasionando 9 mortos e 115 feridos, além da destruição dos dois trens e da estação.

19:15 - Fall of energy in the line then the CPTM, between Perus and Jaraguá. The movement of trains shall be between Perus/Francisco Morato and Pirituba/Brás. At the same moment the composition 1103/1118 parks in Perus due to lack of energy.
The composition 1727/1740, which stood in Jaraguá the same reason, it is evacuated, braking with brake service, parking and sidewalk for train driver and helper;
21:15 - The train 1727/1740 suffers crash in the three brake systems. The main driver, Oswaldo Pieruti, after informing the Operations Control Center (OCC) of the composition of the CPTM down to try to stop her, putting locks on the rails of wood, without success. Only Selmo Quintal, driver training is on the train;
21:16 - One minute after the CCO have been warned, try contacting the composition 1103/1118 in Perus, without success. The driver of the 1727/1740 also fails to inform the 1103/1118.
Ungoverned, the 1727/1740 breaks the electrical network.
21:18 - CCO through descarrilhadeira tries to derail the 1727/1740, also without success.
21:19 - The train 1103/1118 tries to leave but can not because they did not close its doors.
21:20 - The composition 1727/1740, the 70km / h, reaches the back of the 1103/1118, causing nine deaths and 115 wounded, besides the destruction of two trains and the station.


Visão de como ficou os trens 1103 e 1740.

Causas/Failures

* A pane elétrica na Linha A, causada pela falta de manutenção;
* A pane nos três sistemas de freios da composição 1727/1740, ocasionada por um erro no projeto, que já havia sido percebida em 1995, quando um outro trem da série 1700 rodou desgovernadamente entre Vila Clarice e Piqueri;
* O defeito nas portas do 1103/1118, que impediu que a composição partisse;
* A falta de calços nos trens.
* The power outage on Line A, caused by lack of maintenance;
* The crash in the three brake systems of composition 1727/1740, caused by an error in the project, which had already been realized in 1995, when another train 1700 series ran wildly between Vila and Clarice Piqueri;
* The default ports in the 1103/1118, which prevented the composition depart;
* The lack of shims on the trains.


Trem da Série 1700, similar ao 1740, envolvido no acidente.

Depois do Acidente/After the Accident

* Todos os trens da Série 1700 passaram por uma reforma no sistema de freios, eliminando o problema.
* A estação Perus foi reconstruída em suas formas originais, como em 1867, data de construção do prédio. Foi reaberta 3 dias depois, sem cobrança de tarifa.
*  O sistema de energia da atual Linha 7 está sendo modernizado, com a construção de novas subestações.



Vítimas/Victims

Arnaldo A. Santos, 39 anos;
Daniele C. Vieira, 11 anos;
Elzo de Jesus Santos;
Leandro P. Bernardes, 20 anos;
Luiz F. Lima, 44 anos;
Maria B. dos Santos.
Paulo Martuchi, 60 anos;
Selmo Quintal, 24 anos;

Trem da Série 1100, similar ao 1103, envolvido no acidente.

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