terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CMEF nº 980 - Parte II

Finalmente, a foto da nº 980 em operação, em foto de Eduardo Coelho.
Olá, graças a repercussão da última postagem, recebi as duas fotos que faltavam para o quebra-cabeças. A primeira mostra a nº 980 na Rotunda de Campinas, na clássica foto que quase todas as locomotivas tiraram. A segunda mostra a mesma locomotiva anos depois, confirmando o que eu achava, em exposição em uma base no Pátio de Campinas. 
Hello, thanks to the impact of the last posting, I received the two photos that were missing to the puzzle. The first shows the no. 980 in the Rotunda of Campinas, in the classic photo that took almost all locomotives. The second shows the same locomotive years later, confirming what I thought, on display at a base in the Campinas Works.
Locomotiva nº 980 no pedestal no pátio de Campinas, em 1970. Foto de Cid José Beraldo.
O fato de ter sido preservada já pela Mogiana explica o porquê dela não aparecer na lista de locomotivas repassadas para a Fepasa, já que não era considerada mais material rodante, e sim uma peça. 
The fact that it has been preserved by Mogiana explains why she does not appear in the list of locomotives passed to Fepasa, since it was not considered more undercarriage, but a part.
Então agora, é possível fazer uma pequena cronologia com a sua história:
* 1886 - Fabricada pela Hohenzollern, em Grafenberg, Alemanha
* 1887 - Entregue a CM, recebendo o nº 26;
* 1916 - Renumerada com o nº 800;
* 1938 - Renumerada novamente, dessa vez em definitivo, sob nº 980;
* 1952 - Chegada das primeiras locomotivas locomotivas diesel-elétricas, que substituíram a nº 980 nos trabalhos de manobra das Oficinas de Campinas;
* 1960 - (por volta de) colocada num pedestal na área interna das Oficinas de Campinas, para exposição;
* 1979 - Transferida para o recém criado Museu Barão de Mauá, em Jundiaí, junto do carro Inspeção A-2;
* 1993 - Com a reforma do museu, para restauração e remodelação, foi levada para as Oficinas de Rio Claro, permanecendo na parte não-operacional, na companhia de outros materiais históricos.
* 2002 - Após anos de abandono, foi resgatada pela ABPF - Campinas, na companhia do carro A-2.
* 2004 - Os trabalhos de restauração são concluídos, e ambos voltam a operar, fazendo por vezes composições especiais e serviços de manobra.
So now you can take a short chronology of his story:

* 1886 - Made by Hohenzollern, in Grafenberg, Germany
* 1887 - Hand to Mogiana, getting the No. 26;
* 1916 - renumbered to No. 800;
* 1938 - renumbered again, this time definitively, under No. 980;
* 1952 - Arrival of the first diesel-electric locomotives, which replaced No. 980 in the work of maneuver Workshops Campinas;
* 1960 - (circa) placed on a pedestal in the inner area of Campinas Workshops for exposure;
* 1979 - Moved to the newly created Barão de Mauá Museum, in Jundiaí, with the car Inspection A-2;
* 1993 - The reform of the museum for restoration and refurbishment, was taken to the workshops of Rio Claro, remaining in the non-operating income in the company of other historical materials.
* 2002 - After years of neglect, was rescued by ABPF - Campinas, in the company car A-2.
* 2004 - The restoration works are completed, and both operate again, sometimes making special preparations and services maneuver.
Localização do pedestal onde a nº 980 ficou durante anos em exposição em Campinas.
E para terminar, um vídeo dela em operação, feito no último fim de semana:
And finally, a video of it in operation, made ​​last weekend:

Espero que tenham gostado! Em breve, mais uma história de uma locomotiva, dessa vez será a nº 666! 
I hope you enjoyed! Soon, another story of a locomotive, this time will be the No. 666!

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