quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CMEF nº 980

Desenho da nº 980. Autor Desconhecido.
Talvez a mais emblemática locomotiva da Mogiana sobrevivente hoje, por conta da sua história, é a nº 980. Das 18 locomotivas da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro que foram salvas do maçarico para a posteridade, é segunda mais antiga (perde para a nº 104, que está preservada em Olímpia - SP), e possui uma história curiosa.
A Mogiana, ao longo dos seus quase 100 anos de existência (de 1872 até 1971), teve 252 locomotivas a vapor. A esmagadora maioria era Baldwin, com 81 locomotivas, seguido por Beyer, Peacock & Co. com 56 e Sharp, Stewart & Co. com 50. Mas da Hohenzollern (cujo nome certo é Aktiengesellschaft für Lokomotivbau Hohenzollern), fábrica alemã da cidade de Grafenberg que produziu por volta de 4.600 locomotivas de 1872 a 1929, a Mogiana possuiu apenas 3, das quais uma é a nº 980.
Falando agora sobre a rodagem das locomotivas, quase metade era 4-6-0 (reflexo do traçado da ferrovia, muito sinuoso e com curvas fechadas; essa rodagem permite melhor inserção nas curvas por conta das 4 rodas-guia). O restante era 2-8-0, com 46 locomotivas; 2-8-2, com 37; e 4-4-0, com 23 (haviam outros tipos de rodagem, mas são em pequenas quantidades). Mas o curioso é que havia apenas uma locomotiva 0-4-0, e adivinhem: era a nº 980. Abaixo as características dela:
Locomotiva vista de lado, reparem a rodagem, típica 0-4-0 manobreira. Foto de Vanderlei Zago.
Perhaps the most iconic Mogiana locomotive surviving today because of its history, is No. 980. Of the 18 locomotives of the former Companhia Mogiana de Estradas de Ferro were saved torch for posterity, is the second oldest (loses to No. 104, which is preserved in Olympia - SP), and has a curious history.

The Mogiana, throughout its nearly 100 years of existence (1872 to 1971), had 252 steam locomotives. The overwhelming majority were Baldwin, with 81 locomotives, followed by Beyer, Peacock & Co. with 56 and Sharp, Stewart & Co. with 50. But the Hohenzollern (whose name is right Aktiengesellschaft für Lokomotivbau Hohenzollern), German factory of town of Grafenberg who produced around 4,600 locomotives from 1872 to 1929, the Mogiana owned only 3, of which one is No. 980.
Talking now about the running of locomotives, nearly half were 4-6-0 (reflecting the route of the railroad, and very winding with sharp turns, this allows better tread insertion cornering due to the 4-wheel-guide). The rest was 2-8-0, with 46 locomotives; 2-8-2, with 37, and 4-4-0 with 23 (had other types of shooting, but they are in small quantities). But the curious thing is that there was only one locomotive 0-4-0, and guess what: it was No. 980. Here are the features of it:


Número: 980 (nº 26 até 1916; nº 800 até 1938)
Fabricante: Hohenzollern (Grafenberg, Alemanha)
Fabricação: 1886
Número de Série: 371
Rodagem: 0-4-0 WT
Situação Atual: Operacional, na ABPF - Regional Campinas

Pelo seu tamanho, provavelmente trabalhou em serviços de manobra. As maiores oficinas da Companhia Mogiana eram em Campinas (que eram responsáveis pela manutenção da quase totalidade dos trens, e onde chegaram a ser fabricados vagões e carros). Possivelmente essa locomotiva trabalhou lá (trabalho esse que recentemente era feito pela nº 3136, uma GE diesel-elétrica, que hoje está em fase final de restauração na ABPF - Regional Campinas).
Talvez por esse fato, de trabalhar em serviços internos das oficinas, não tenha sido fotografada. Eu, em minhas pesquisas sobre a frota da Mogiana, não encontrei sequer uma foto dela nos tempos de operação comercial. Pode ter sido desativada nos anos 50, quando chegaram as primeiras locomotivas diesel-elétricas para a ferrovia. O fato é que a nº 980 não está na lista de locomotivas existentes em 1971, quando foi formada a Fepasa (que incorporou a Mogiana). 
Em 1979 foi aberto pela Fepasa o Museu Ferroviário Barão de Mauá, em Jundiaí. O museu tratava sobre todas as ferrovias brasileiras, e na frente do prédio (parte não-operacional das Oficinas de Jundiaí, da Companhia Paulista) foram construídas 3 bases para exposição de locomotivas. Na primeira ficavam a nº 980 e o carro de inspeção A-3, também da Mogiana (esse sim repassado à Fepasa); na segunda a locomotiva nº 1 da Companhia Paulista; e na terceira o carro nº 1 e o vagão fechado nº 1, ambos da Paulista. O que chama a atenção é que a nº 980 não foi repassada à Fepasa em 1971, mas em 1979 foi preservada por esta, o que indica que já no começo dos anos 70 era preservada como monumento pela Mogiana. Em um vídeo promocional da ferrovia, feito em 1970, podemos ver a nº 980, já preservada estática.

For its size, probably worked in services maneuver. The Company's major workshops were Mogiana in Campinas (who were responsible for the maintenance of almost all the trains, and which came to be manufactured wagons and cars). Possibly this locomotive worked there (work that was recently done by No. 3136, a GE diesel-electric, which is now in the final stages of restoration in ABPF - Regional Campinas).
Perhaps because of this fact, working on internal service workshops, has not been photographed. I, in my research on the fleet Mogiana not even found a picture of her in the days of commercial operation. It may have been disabled in the '50s, when the first diesel-electric locomotives for the railroad. The fact is that the No 980 is not in the list of existing locomotives in 1971, when it was formed Fepasa (which incorporated the Mogiana).

In 1979 was opened by the Railway Museum Fepasa Baron of Maua, in Jundiai. The museum was all about Brazilian railroads, and in front of the building (part of non-operating Workshops Jundiaí, Companhia Paulista) 3 bases were built for display of locomotives. The first were the No 980 and the car inspection A-3, also Mogiana (this rather passed on to Fepasa), the second locomotive # 1 of Companhia Paulista, and the third car # 1 and boxcar # 1, both of Paulista. What is striking is that No 980 was not passed on to Fepasa in 1971, but in 1979 this was preserved, indicating that already in the early '70s was preserved as a monument by Mogiana. In a promotional video of the railroad, made in 1970, we see the No. 980, now preserved static.
Mapa da Companhia Mogiana de 1970, seu último ano de operação.

E ficou assim, até 1993, quando o museu foi fechado para restauração do prédio. O projeto é que ele iria ser reaberto como Museu Ferroviário da Companhia Paulista, então todo o material originário de outras ferrovias não poderia ficar lá. Além da nº 980, haviam mais 3 locomotivas, a saber: nº 22 como caldeira estacionária (paradeiro desconhecido), nº 202 (EF Araraquara e EF São Paulo a Minas) e nº 207 (também ex-EFA e EFSPM), além claro do carro A-3. Todos foram levados para as Oficinas de Rio Claro, onde ficaram na parte não-operacional do complexo, abandonados dentro de um galpão. Isso durou até 2002, quando a ABPF - Campinas conseguiu a guarda da nº 980 e do carro A-3, sendo nesse mesmo ano realizado o transporte até Campinas (a título de curiosidade: a nº 202 está com a ABPF - Rio Claro e a nº 207 com a ABPF - Sul de Minas, ambas aguardando restauração).
And stayed that way until 1993, when the museum was closed for restoration of the building. The project is that it would be reopened as the Paulista Railway Museum, then all material originating from other railroads could not stay there. Besides No. 980, had 3 more locomotives, namely No. 22 as stationary boiler (whereabouts unknown), no. 202 (EF Araraquara and EF Sao Paulo to Minas) and no. 207 (also ex-EFA and EFSPM), plus of course the The car A-3. All were taken to the workshops of Rio Claro, where they were in the non-operating complex, abandoned inside a shed. This lasted until 1999, when the ABPF - Campinas got custody of No. 980 and the car A-3, and that same year performed transport to Campinas (out of curiosity: the no. 202 is in the ABPF - Rio Claro and no. 207 with ABPF - Sul de Minas, both awaiting restoration).
O resgate da nº 980 e do carro Inspeção A-3 das Oficinas de Rio Claro, em 2002. Foto de Kenzo Sasaoka.

A locomotiva e o carro foram restaurados, e hoje estão operacionais. A nº 980 realiza serviços de manobra em Jaguariúna, e também trens especiais, com os carros administração da ABPF.
The locomotive and the car have been restored and are now operational. The No 980 performs services for maneuver in Jaguariúna, and also special trains, cawith administration  cars of ABPF.
Locomotiva nº 980 recém restaurada. Autor Desconhecido.

Aproveitando a postagem, gostaria de falar que haverá novidades na seção Páginas (no topo do site). Além de atualizações nas páginas existentes, serão criadas duas novas páginas, uma dedicada as siglas ferroviárias, e outra dedicada às bitolas que existiram nas ferrovias brasileiras. Não perca!
Taking this posting, I would say that there will be new in the Pages section (at the top of the site). Aside from updates on existing pages, will create two new pages, a dedicated railway acronyms, and another dedicated to gauges that existed in Brazilian railroads. Do not miss!

Um comentário:

  1. É muito bom ver que uma pequena locomotiva charmosa como esta não virou sucata e foi desmanchada.
    Parabéns pelo postagem, com um texto bem feito e com belas fotos.

    ResponderExcluir