quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Retrospectiva 2012


Por conta de problemas técnicos, a postagem sobre 2012 está sendo feita em 2013... mas vamos lá!
Este ano de 2012 foi um ano muito bom para o blog, alcançamos várias marcas, formamos grandes parcerias, enfim. E que 2013 seja um ano melhor, sempre!
Due to technical problems, the posting is being made about 2012 in 2013 ... but come on!
The year 2012 was a very good year for the blog, we achieved several brands, we formed great partnerships, anyway. And that 2013 is a better year, ever!



SOS Bitolinha - Embora 2012 tenha sido um ótimo ano, a primeira postagem tratava de um assunto sério: a real situação da Bitolinha, como é conhecida o trecho remanescente da E.F. Oeste de Minas, entre São João Del Rey e Tiradentes, com bitola de 0,76 m. Hoje, a situação vem mudando, a FCA vem realizando algumas reformas, esperamos que volte a normalidade.
Although 2012 has been a great year, the first post was a serious matter: the real situation of Bitolinha, as is known the remaining stretch of Oeste de Minas Railway, between São João Del Rey and Tiradentes, gauge of 0.76 m . Today the situation has changed, the FCA has been doing some renovations, hopefully back to normal.

Trem do Sertão - A segunda postagem também não foi muito animadora. Conta um pouco do mítico Trem do Sertão, imortalizado na música de Raul Seixas "Trem das Sete", com um vídeo do seu último dia de operação.
The second post was also not very encouraging. It's somewhat the mythical Sertão Train, immortalized in song by Raul Seixas "Morning Train", with a video of his last day of operation.

Os Trens e Revolução Constitucionalista de 1932 - Com fotos raras, mostra a relação entre os trens e o maior conflito interno armado no Brasil.
With rare photos, shows the relationship between the trains and the greatest internal armed conflict in Brazil.

Paranapiacaba Parte I e Paranapiacaba Parte II - Esta pequena série retrata a vila ferroviária mais bonita do Brasil (e quem sabe do mundo), com fotos atuais tiradas por eu mesmo, e o "antes e depois" de alguns veículos ferroviários que se encontram no local.
This series depicts a small village railway prettier Brazil (and perhaps the world), with current photos taken by myself, and the "before and after" some rail vehicles that are on site.


Fepasa - Ferrovias Paulistas SA Parte IParte II e Parte III - Nessa série, é contada a história da ferrovia estatal mais emblemática de São Paulo, e que deixa saudades nos corações dos ex-funcionários até hoje.
In this series, the story is told of the flagship railroad's state of São Paulo, and that leaves us longing hearts of former employees today.

Mogiana - Linha para São Sebastião - Um projeto de uma linha que ligaria as proximidades de Campinas com o Porto de São Sebastião, e que por conta da  concorrência da São Paulo Railway não foi levado adiante. Se feito, desafogaria não só o Porto de Santos, como todos os acessos a ele, além da levar o progresso ao Litoral Norte.
A design of a line that would connect the vicinity of Campinas to Porto de São Sebastião, and that because of competition from São Paulo Railway was not taken forward. If done, desafogaria not only the Port of Santos, as all access to it, besides bringing progress to the North Coast.

Mais um Acidente na ALL... - Descaso, este é o verdadeiro nome da dita operadora. E por coincidência, dia 7 desse mês aconteceu um grave acidente na Mairinque-Santos, onde duas locomotivas se chocaram. A causa: o excesso de trabalho, o maquinista estava trabalhando fazia 22 horas seguidas.
Neglect, this is the real name of that provider. And coincidentally, the 7th of this month in a serious accident happened Mairinque-Santos, where two trains collided. The cause: excessive work, the driver had been working 22 hours straight.

São Lourenço Parte I e Parte II - Com várias fotos, mostra minha visita a ABPF-Sul de Minas e o dificil trabalho de restauração executado pela Regional. Visite também: abpfsuldeminas.com.
With several photos shows my visit to ABPF-South Mine and difficult restoration work performed by Regional. See also: abpfsuldeminas.com.


A Curiosa História da Locomotiva CMEF 26 - Com as peças que faltavam, foi possível nessa postagem relatar a história completa dessa locomotiva, que hoje está no Reino Unido aguardando restauração.
With the missing pieces, this post could tell the full story of this locomotive, which is now awaiting restoration in the UK.

A História do Bonde 84Bonde 46 e Bonde 40 - A história de alguns veículos do sistema santista, com fotos antigas e atuais.
The history of some vehicles system Santos, with old and current photos.

O Começo do Fim... e o Fim do Começo - Parte I e Parte II - Um exemplo do que não se fazer com a memória ferroviária do país, com o fim das estações iniciais de ferrovias centenárias no Rio de Janeiro.
An example of what not to do with memory railway in the country, with the aim of early railway stations centennial in Rio de Janeiro.

O Mistério da Locomotiva nº18 - Excelente texto do parceiro João Marcos "Jones" do blog Minas's Trains.
Excellent text from partner John Marcos "Jones" from Minas's Trains Blog.


A Preservação Diesel e Elétrica no Brasil - Um novo tipo de preservação ferroviária surge, aos poucos, no Brasil, sendo o marco da postagem o resgate da locomotiva nº 3136, que hoje já está em testes operacionais, faltando apenas a pintura para entrar em operação.
A new kind of railway preservation emerges gradually in Brazil, and the landmark of posting the rescue locomotive No. 3136, which today is already in operational tests, missing only the painting to come on stream.

As Ferrovias na Região Metropolitana do Rio de Janeiro - Parte I e Parte II - Esta série mostra como se formaram as diversas ferrovias no Rio de Janeiro, com raríssimas fotos garimpadas no excelente fórum Trilhos do Rio.
This series shows how they formed the various railroads in Rio de Janeiro, with rare photos mined in excellent Trilhos do Rio forum.


As Locomotivas LEW - Lokomotivbau Elektrotechnische Werke - A história das locomotivas LEW, que mesmo após quase meio século de operação ainda se mostram confiáveis, e operando em várias ferrovias no Brasil.
The history of LEW locomotives, that even after almost half a century of operation still show reliable, and several railroads operating in Brazil.


E Se... I - Tramway da Cantareira - E se o TC não tivesse sido desativado, como estaria hoje? É o assunto que abordamos nesse post.
And if the Cantareira Tramway had not been disabled, as would be today? Is the issue we address in this post.

Monotrilho de São Paulo - Um pouco sobre a segunda tentativa de se construir um monotrilho como transporte urbano no Brasil, no que será a linha com maior capacidade do mundo!
A little on the second attempt to build a monorail as urban transportation in Brazil, which is the line with higher capacity in the world!

Lembranças da Mogiana - Algumas fotos da minha visita a Arcadas, Pedreira e Socorro.
Some photos of my visit to Arcadas, Pedreira and Socorro.

12 Anos do Acidente de Perus - Já fazem 12 anos do maior acidente ferroviário recente no Brasil, causado por uma série de falhas.
It's been 12 years of the most recent train accident in Brazil, caused by a series of failures.


Arquitetura da Estação do Valongo - Após longo trabalho de pesquisa, foi possível reproduzir a primeira estação do Estado de São Paulo em sua forma original.
After long research work, it was possible to play the first station of the state of São Paulo in its original form.

Paranapiacaba 2012 - Fotos extras da visita a Paranapiacaba no começo do ano.
Photos of the visit the extras Paranapiacaba earlier this year.

Inventário Geral dos Pátios Ferroviários no Brasil - Série feita em conjunto com Bruno Almeida do Blog Sobre Os Trilhos, e João Marcos, do Minas's Trains, em que é mostrado o que foi feito com o material ferroviário brasileiro após a privatização, onde grande parte foi abandonada em pátios por todo o país, como por exemplo Sete LagoasCalseteLapa (São Paulo), TartáriaGonçalves Ferreira e Triagem Paulista. A terminar.
Series done in conjunction with Bruno Almeida Blog About The Rails, and John Mark, of Mine's Trains, which is shown what was done with the material Brazilian railway after privatization, which was largely abandoned in yards across the country, such as Sete Lagoas, Calsete, Lapa (São Paulo), Tartária, Gonçalves Ferreira and Triagem Paulista.

São Pedro - Fotos da minha viagem mais recente, também abordando Piracicaba e Brotas.
Photos from my most recent trip, also addressing Piracicaba and Brotas.


Obrigado por frequentar o blog, não perca as próximas postagens!
Thanks for attending the blog, do not miss the next posts!

2 comentários:

  1. Percebe-se por esta retrospectiva que o blog foi ativo em 2012 e conseguiu aliar quantidade e qualidade nas postagens.
    Parabéns pelo blog. Visual limpo e de bom gosto, com ótimos textos e belas imagens. Trabalho bem feito! Li várias postagens e fiz comentários em algumas.

    Como não encontrei um e-mail no blog para entrar em contato, deixo aqui o meu convite:
    Sou um historiador mineiro, de Juiz de Fora, e em março de 2012 comecei um blog chamado HistóriaS ( http://historiasylvio. blogspot.com.br ) onde compartilho algumas coisas que considero interessantes sobre Minas Gerais, Trens, História e artes.
    Apesar de não me propor a fazer postagens exclusivamente sobre o mundo ferroviário, como mineiro acredito que trens e Minas se completam tão bem quando goiaba com queijo.
    Convido você a dar uma olhada no meu blog e dar sua opinião, trocar ideias ou sugerir postagens.
    Se gostar do conteúdo, ficarei muito satisfeito se decidir seguir as novas postagens.

    Há marcadores à direita do blog para você pesquisar os assuntos que mais te interessam, mas as postagens específicas sobre trens estão acessíveis no link abaixo:
    http://historiasylvio.blogspot.com.br/search/label/Trem
    Tenho planejadas postagens sobre os trens-bala, ferromodelismo, a história da Madeira-Mamoré e mais alguns assuntos em estudo. Se tiver sugestões para outros temas, gostaria de recebê-las.

    Se animar a conhecer as estórias da História do vizinho mineiro, é só trocar um e-mail.

    Um abraço ferroviarista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sylvio, obrigado pelos elogios! Já tinha ouvido falar do seu blog, mas não cheguei a entrar, entrei e vi que é excelente, parabéns! Seguirei com todo o prazer!
      Claro, Minas Gerais e trens são dois nomes que combinam e muito, Minas e São Paulo foram os dois estados brasileiros que mais tiveram participação dos trens no desenvolvimento. Obrigado!

      Excluir